sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Os amores de Johnny

JOHNNY GENTE BOA. QUANDO A RESPONSABILIDADE BATE À SUA PORTA

-Você não é muito novo para casar?

-Não, tio. Eu já tenho 25 anos.

> As responsabilidades de Johnny Rizzo servem apenas de pano de fundo, mas ele carrega durante toda a história o peso de ser uma boa pessoa, fiel à garota que ama desde a faculdade. Tudo o que jovem radialista consegue pensar é em ascensão profissional e em seu casamento.

> Apesar de este não ser meu estilo de filme favorito, Os amores de Johnny foi encantador. Conduzido brilhantemente por Edward Burns, de quem inicialmente achei que não realizaria tal proeza, o diretor consegue tirar a obviedade dos enredos de filmes de comédia romântica.

> Johnny Rizzo tem 25 anos e o emprego de seus sonhos. Fez faculdade de jornalismo e conseguiu se tornar apresentador de um programa de esporte na rádio local. Ali, no horário da noite, ele expõe sua opinião sobre os acontecimentos do mundo dos atletas e se permite passar mensagens que, constantemente, fazem analogias com sua própria vida. Separa um espacinho para ligações e conversas com os ouvintes. Tudo o que sempre quis. O único problema: seu emprego paga muito mal.

> Na faculdade, Johnny gente boa conheceu Claire, a menina/mulher com a qual deseja passar o resto de sua vida. E é exatamente aí que surge o dilema de nosso herói incrivelmente ético. Claire é filha de uma boa família, acostumada com luxos e casas grandes. Faz uma aposta desumana com seu noivo. Se aos 25 anos de idade ele não estivesse em um emprego de 50 mil dólares, precisaria aceitar trabalhar para o pai dela.

> Johnny, motivado pelos anseios adolescentes do sucesso, aceita. Mas quando chega a época de se tornar o gerente da fábrica de caixas de papelão, sua felicidade parece escorrer por entre seus dedos. E é exatamente aí que o filme nos larga, em uma conversa no balcão de um bar entre Johnny e seu tio mulherengo.

> Já nesta primeira cena é possível prever como serão os diálogos do filme. Não tão geniais como os elaborados por Tarantino, mas ainda assim envolventes, no melhor estilo Woody Allen de cenas que não acabam. A primeira conversa, entre Johnny e seu tio boa vida, cativa o espectador. O garoto mostra maior potencial e responsabilidade do que o quarentão que tenta lhe atrair para sua cultura de perdição: um homem, várias mulheres, de preferência casadas.

> Mesmo diante de sua antítese, Johnny sobrevive às investidas do tio com o qual precisa passar o fim de semana até sua entrevista de emprego. Mas mesmo para o melhor dos “gente boa” seria impossível resistir à encantadora péssima instrutora de tênis Brooke.

> As relações humanas em Os amores de Johnny aproximam-se da realidade. Não temos um romantismo exagerado, mas nem por isso mergulhamos de cabeça em tragédias e amores platônicos. O cenário elaborado por Burns deixou o filme palatável, muito mais convincente do que maioria criada em seu gênero.

> Os enquadramentos a princípio enganam. A imagem parece seca e quase sem tratamento, com câmeras sendo seguradas, na maior parte do tempo, sobre o ombro. O áudio parece um pouco mais agudo que o normal, como aqueles filmes caseiros de bebês. Mas o enredo torna-se tão envolvente que o filme supera isso com grande classe, ainda conseguindo fazer críticas ao adultério e alcoolismo.

> Edward Burns deu uma passadinha como produtor em uma das temporadas de Californication anos atrás. É possível perceber em sua personagem, pois ele se faz participar do elenco, traços do escritor mau exemplo Hank Moody, criado por Tom Kapinos. Destaque ainda para a trilha sonora, suave e sem apelações para longos momentos de drama.

> Os amores de Johnny, que tem convencionalmente o título original de Johnny Gente Boa (Johnny Nice Guy), é um filme divertido, inteligente e muito agradável. Uma comédia romântica para se assistir com gosto. Ao final, dependendo de como você se comporta na relação com sua parceira, pode se sentir orgulhoso, ou ainda, decepcionado.

Um comentário:

  1. Titanium Watch Band and Gringot
    With an extra pair of band straps titanium bicycle and earlobbed rings, you will find the best fit titanium chords for your new gadget. titanium exhaust tips With a titanium plate special ring of titanium mens ring titanium, the

    ResponderExcluir