sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Um duelo emocionante

> Não sou um grande apreciador do canal pago TNT devido à exibição de filmes dublados. O ponto positivo é a possibilidade de re-assistir filmes que não vão ao ar na rede Telecine. No final de semana passado pude desfrutar mais uma vez de um de meus filmes favoritos, é sempre difícil elencar aqueles que mais gostamos, mas se eu fosse fazer uma lista, acredito que ele estaria entre os dez mais.

> Trata-se de Duelo de Titãs (Remember the Titans, 2000). Perdi a conta de quantas vezes assisti, mas nunca me canso. O enredo é inspirado em uma história real de 1971, quando dois técnicos de futebol americano escolar tentam fazer o impossível para a época, um time inter-racial.

> No elenco, o sempre formidável Denzel Washinton no papel do técnico negro Herman, e Will Patton, o treinador branco Bill. O filme reúne uma série de elementos típicos dos filmes estereotipados sobre futebol americano, como dois rivais que se tornam melhores amigos, um sujeito gordo e engraçado, um desertor, um homossexual, a trajetória de um time até então desacreditado realizando uma campanha perfeita, e uma emocionante cena de ponto final e término de jogo.

> Mas o que transforma o filme no sucesso que ele é, e apenas assim consigo descrevê-lo, não são os acontecimentos relacionados ao esporte, mas no comportamento das personagens, na maneira como o diretor Boaz Yakin jogou na cara do espectador questões racistas cruas e insanas. Destaque para Washinton, que encarna com perfeição o negro pavio curto que não leva desaforo para casa, e para Patton, que representa a parte da sociedade que acredita em um bom relacionamento inter-racial.

> Duelo de Titãs merece um lugar na prateleira de qualquer um que gosta de prestigiar um bom drama, apenas aconselha-se rever alguns conceitos pessoais antes de assisti-lo, não é recomendado para preconceituosos.

Publicado na edição 054 do jornal Manchete do Vale de Itajaí em 05 de agosto de 2011

Um comentário: